11

 

O “DIAT – Departamento de Investigação, Acidentologia e Tráfego”, (vulgo, “DIAT – Investigação, Lda.”), é uma empresa 100% portuguesa oficialmente fundada em Vila Nova de Gaia em 2010-09-14, reunindo o Know-how e experiencia dos seus dois sócios fundadores, nas áreas da Investigação e Averiguação de acidentes no ramo automóvel.

Apostando fortemente na inovação e eficácia das soluções (incorporando uma importante componente tecnológica, em parceria com algumas entidades e empresas), o DIAT alcançou uma posição de liderança em diversas vertentes inovadoras da Acidentologia, e tenta igualmente alcançar uma posição dominante nas vertentes tradicionais, privilegiando várias soluções orientadas para o cliente em projetos concebidos “à medida das necessidades específicas de cada entidade”.

Fruto do crescimento dos Quadros Técnicos e da sua capacidade para oferecer soluções globais nas diversas áreas de negócio o DIAT estendeu a sua atividade a todo o Território Nacional Continental, encontrando-se em estudo um futuro alargamento às Regiões Autónomas.
A nível Nacional irá em breve ser implementado um igualmente inovador sistema de Franchising.

Complementando a tradicional atividade na área da Acidentologia com um inovador conjunto de serviços inovadores, o DIAT em estreita parceria com o “IFR – Instituto de Investigação e Formação Rodoviária”, afirmou-se no mercado na especialidade de “Perícias Forenses” e ao longo de cerca de três anos, implementou igualmente uma revolução na área da formação de novos Peritos Averiguadores, tanto na vertente dos conteúdos pedagógicos dos cursos, como na duração e componentes práticas dos mesmos.
Foram implementados igualmente, inovadores “Estágios Práticos” (pós-formação) e em ambiente real (acompanhamento com Técnicos no terreno em pleno desenvolvimento de processos reais), que já foram considerados (de entre outras entidades), pela “CNPR – Câmara Nacional de Peritos Reguladores”, como uma ferramenta deveras importante para lançar os novos profissionais na realidade desta atividade.

Parcerias com ISEP, SSGNR e SS-PSP.

Nestes dois anos, o portfólio de negócios do DIAT foi crescendo com o estabelecimento de parcerias para as diversas áreas e vertentes da Acidentologia.

A constante evolução da empresa, irá em breve conduzir à implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com referencial internacional “ISO”, encontrando-se atualmente em estudo a escolha da entidade acreditada a quem será confiada tão importante tarefa;